sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia do Meio Ambiente


Quando a gente não tem o que escrever, fala sobre o quê? O vazio? O branco? O tempo?
Ah! O tempo!
Menino (a), que tempo louco é esse que tá fazendo, né? Chuva pra cá, enchente pra lá, desabrigados, mortos... Culpa de quem? Nossa, ora... Não que as pessoas que sofrem essas consequências horrorosas tenham 100% de culpa ou que o governo esteja isento dela, muito pelo contrário, porque toda a solução parte da educação, mas o bom senso nessas horas acaba esquecido atrás da porta.
Esse fim de semana, fui levar Rick Vommer (meu parceirinho branco peludo) pra tomar banho. Fomos a pés... Ele em quatro, eu em dois... Como sempre faço quando saio com ele, levei o jornalzinho pra recolher a sujeira. Penei, penei pra encontrar uma lixeira depois que recolhi... Mas quem procura acha... Uns 300 metros depois, já no auge da minha revolta, achei um cesto furado... Mais revoltante ainda... Só que perto do pet tinha uma, cheia até a boca, mas que salvou a pátria.
Nesse ínterim entre a lixeira furada e a cheia, três meninas andavam na minha frente. Deviam ter seus 11, 12 anos. Conversavam alto, cantavam e, de repente, uma sacou um chiclete do bolso do short jeans, comeu e pra onde foi o papel? Direto pro chão. Aqueles papéis laminados. O que mais revoltou foi que a menos de um metro dela, tava lá, a lixeirona... Até agora to arrependida de não ter corrido atrás dela e chamado a atenção: sabia que isso vai contribuir pra alagar tua casa? Mas a minha reação foi outra... peguei o papel do chão e joguei no lixo, contrariada.
Aí dá um desânimo, sabe?! Fiz a minha parte, mas em volta tinham tantos copos descartáveis, garrafinhas de água, guardanapos e tantas coisas mais...
Resolvi escrever isso porque semana que vem, dia 05, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tudo bem que não sou nenhum exemplo de consciência ambiental (e como sê-lo em uma cidade que não tem nem coleta seletiva?), mas acho que o mínimo a gente tem que fazer.
Acho que as dicas, a gente já tá casado de saber: fechar a torneira ao escovar os dentes; fechar o chuveiro ao se ensaboar e/ou passar xampu; não jogar óleo de cozinha no ralo da pia; consumir madeira certificada; lavar carro com balde, em vez de mangueira etc. etc. etc.
Então, feliz dia do meio ambiente pra todo mundo!

1 comentário:

Luiz Marques disse...

Eu já passei tanto por esse episódio da rua que chego a pensar que não posso melhorar o mundo sozinho... o que posso fazer além da minha parte é dar as dicas, como você...
Não passava aqui há algum tempo, já estava com saudades de ler "RF" hehe...
Bjs!