segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sem sentido. Com sentidos.

Hoje na lancha, indo pro trabalho, eu comecei a pensar em como sou toda sentido. Não, eu não faço sentido... Sou toda 5 sentidos. Falo daquele sentido da definição do dicionário Houaiss que diz:

Faculdade de perceber uma modalidade específica de sensações (como o calor, as ondas sonoras, o sabor), que correspondem, grosso modo, a um órgão determinado, cuja estimulação dá início ao processo interno de recepção sensorial [São cinco os sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato.]

Gente, como eu sou 100% dessa tal recepção sensorial. Tudo o que acontece na minha vida tem um som, uma cor, um cheiro, um gosto, uma sensação...
Costumo dizer que sou o Jean-Baptiste, do Romance “O perfume”, sabe? Sinto cheiros a quilômetros de distância. As pessoas acham engraçado quando eu estou em determinado lugar e digo: “huuummm, bateu o cheiro do Rio de Janeiro agora”. O Rio tem, pra mim, dois cheiros característicos: aquele cheiro da “praia do Rio” (esse, só indo lá pra saber), misturado com cheiro de Sundown® e o outro é o cheiro de gás. O Rio tem um cheiro delicioso de aquecedor a gás. É super típico! Pelo menos na minha cabeça... E o cheiro do Círio, então? Esse é fácil... Basta molhar um pouco o asfalto bem quente... Eis o cheiro do Círio de Belém!
Vancouver. Pra mim, Vancouver tem um cheiro inconfundível. Não só a cidade, mas aquela época maravilhosa da minha vida que passei por lá... Tudo tem cheiro de maçã verde... Acho que porque o xampu que eu usava quando estava lá era de maça verde. Aí ficou...
A Europa, como todos podem conhecer e/ou imaginar, tem vários cheiros. Desde o cheiro amadeirado de um hidratante que davam de brinde num hotel, até o adocicado de um sabonete líquido que eu passava nos cabelos.
A minha infância tem as cores dos azulejos da casa da minha vó... Minhas doenças de infância têm cheiro de copaíba com alho e naldecon gotas. As brincadeiras têm o som dos carros passando em frente à praça, quando estávamos no pátio. E o aroma de sabão Omo, que usávamos pra escorregar no quintal.
Sinto a minha infância como se ela fosse aquela mola mágica, sabe? Aquela colorida, que corria de um lado pro outro... E de geleinha e de folhas de árvores sendo tiradas do caule. E o cheiro das colônias Gelatti e Matinal.
Ah!!! Já ia esquecendo o gosto. A infância tem gosto de bananada no café e filé e arroz fritos na manteiga na hora do almoço. Na sobremesa, laranjinha de groselha e pirulito diplink.
O amor tem o som dos Los Hermanos, com a letra do Chico e o backing vocal do Michael Bublé.
A Itália tem gosto de sorvete de chocolate, a França tem gosto de vinho e Buenos Aires tem o ar fluorescente. Belém tem cheiro de tacacá (não sabem o que é? Venham e sintam)... A saudade tem o cheiro de Victoria’s Secret azul. Não sei porque... Passo esse perfume e sinto saudade... Saudade eu nem sei de que... Talvez de mim mesma... uma saudade saudável.
E a vida... Ah... a vida é esse mix de cheiros, gostos, sons, imagens... O caleidoscópio de sensações mais louco que alguém jamais ousou imaginar.
O Quintana já dizia que "a maior dor do vento é não ser colorido"

6 comentários:

Anónimo disse...

Sou capaz de viver tudo novamente por causa dos sentidos.Cheiro, som, cor, imagem, nos remetem a reações químicas gravadas no subconciênte. Sensações boas, ruins ou apenas sensações. Eu sou totalmente "Com sentidos" !

bia disse...

quem foi o anonimo???bem curiosa eu!!

agora vou ficar pensando no que tu escreveste!

Roberta Freitas disse...

Égua...concordo com o cheiro do Rio!

No cheiro do Círio, tu esqueceste de acrescentar ao cheiro do asfalto molhado, o "catingoso" dos romeiros.

A nossa infância realmente teve muitas cores...pq os azulejos da casa da vovó eram todos fora de padrão. E o granito entre os azulejos ou o espaço entre os tapetes, que na nossa visão eram EXATAMENTE um lago de jacarés???

Ahahahaha....gostei, irmã!
~
TCHAU.

Luiz Marques disse...

Sensacional! Ainda não tinha parado pra pensar nos "sentidos da vida". Putz, pirulito diplink é inesquecivel!!!! Adorei!

Anónimo disse...

SOU SUA MAS NOVA LEITORA..GOSTEI MTO, BJ CARINA LEAL

p.nazareno disse...

É impressão minha ou a estátua do Santos Dumont lá atrás está com uma ereção em plena via pública? Acho que o POLE DANCE a excitou.

NOTA: Não, eu não leio os textos. Só vejo as fotos.