terça-feira, 18 de maio de 2010

Des

Existe uma expressão hipercomum por aqui que diz: “Ai, se não fosse pelo ‘quase’”. Eu discordo dessa teoria... pra mim, é mais legítimo falar: "Ai, se não fosse pelo ‘des’”. Caramba... que prefixozinho sem-vergonha esse. Ele transforma as melhores coisas nas piores possíveis, já repararam?

Este cruel prefixo é capaz de transformar pessoas cheias de boas graças em pessoas desgraçadas. Só ele pode transformar algo com um gosto único em algo completamente desgostoso. Também é por culpa dele que pessoas abrigadas viram desabrigadas e aquelas que tinham a cabecinha no seu devido lugar, basta colocar estas benditas três letrinhas na frente que viram pessoas desajustadas. É justo? Não...

Tudo bem, não serei nem tão radical e nem tão desleal com o “des”. Ele também nos deu ótimos, mas poucos, presentes. Olha só: desafiar (este é impagável!), desbravar, descobrir, desmentir, desanuviar (esse eu uso demais!).

Em compensação é mais-que-comum ele trazer um carga negativa para as palavras. Olha só a contrapartida: transforma a motivação em uma total desmotivação, os tão sonhados encontros em desencontros, ele tira até o gosto das coisas: o café, com ele, fica descafeinado, o bolo desanda, tudo fica desenxabido.

Por exemplo, o que seria do “Minhas Venturas”, se virasse “Minhas Desventuras”? Credo! “Pé-de-pato mangalô três vezes”. Se o nosso único alento virasse um desalento e se as pessoas empolgadas não passassem de seres desmotivados, desanimados e desencorajados, cheios de desamor, desânimo e desconfiança? O mundo viveria em completa desarmonia.
Mas sabe o que mais me dói, entre todas as dores que o “des” é capaz de causar?

É tornar aquele momento, há tanto esperado, em um momento de total desespero.

É isso que faz dele “quase” desprezível.

Ah... Se não fosse pelo “quase”...

Ah... Se não fosse pelo “des”.

1 comentário:

ChrysPinho disse...

Senhora "Des"
Adorei o texto, quer dizer adoro os Deslexos, Destemidos, Destrambelhados, Desmiolados, Desquitados, Alguma semelhança com a nossa equipe é mera coincidência ! Bjs