terça-feira, 17 de março de 2009

Por que "Minhas Venturas"?

Logo no primeiro post, disse que quem me conhecesse bem, saberia o porquê deste nome no blog. Não apenas porque a ventura (e aventura) resumem a minha vida – e a de todos nós, 5 leitores do blog ehehehe – mas porque um dos meus ídolos traz a Ventura no nome. Diria que o maior deles.
Em suma, queria explicar um pouco do que é ter um ídolo humano como o Zuenir Ventura, o maior jornalista do País, na minha humilde opinião.
Na ocasião em que encontrei com ele pela primeira vez, resolvi escrever um e-mail...

E aí começa a história.

Zuenir,

Espero, do fundo do coração, que sejas tu mesmo que abras estes e-mails. Assim como também espero que lembres de mim, algo quase impossível. Sou a engraçadinha de Belém do Pará, que disse que havia esquecido de levar o livro "Ensaio sobre a cegueira" para autografares.
Primeiro vou me apresentar. Meu nome é Renata, sou jornalista, formada pela Universidade Federal do Pará e apaixonada pela minha profissão.
Bom, talvez não pareça, mas sou extremamente tímida e, nos 2 minutos (ou menos) de contato contigo, não consegui falar tudo o que queria (na verdade, acho que nem em 2 anos conseguiria). Então, naquele mesmo dia, ao chegar em casa, resolvi passar uma boa parte do que queria te dizer para o papel. Relutei muito antes de enviar, por alguns motivos: o primeiro é que não gosto, mesmo, do que escrevo. Quase tudo fica restrito a mim, exceto as matérias, obviamente. Depois, achei tudo muito piegas, além de mal escrito. Aí pensei em dar uma "ajeitada" antes de te enviar, se resolvesse fazê-lo. Só que desisti, porque tive outros motivos mais fortes...
Primeiro é que precisava desse contato pra poder dividir a minha alegria, mesmo que de forma solitária. Depois, isto não é uma crítica literária, mas um desabafo. Além disso, acho que o texto da forma bruta sempre traz consigo um teor mais forte de sentimento.
Então, meio envergonhada, te envio essa humilde homenagem (arquivo em anexo). Por favor, não leva em consideração o caráter literário. Como te disse, está bem bruto.
Acho que minha maior felicidade era ter uma resposta tua, nem que seja um "Não tive tempo pra ler".
Bom, vou encerrar por aqui e, caso te interesses, conversaremos mais.
Só pra encerrar queria te dizer que te conhecer foi uma das maiores alegrias que tive na vida.
Obrigada, Mestre Zú, pela tua existência!

Um forte abraço,
Renata Freitas
Belém-Pará

No próximo post, coloco o texto que enviei pra ele.
Ah! Isso foi em 2006.

3 comentários:

Renata Freitas disse...

Ei, Tiago... que excelente surpresa ver o teu recado por aqui!!!!!! Por onde andas? Ainda com os cangurus? :-)
Volta mais vezes.
beijooooo

Anónimo disse...

Como sempre, vou ficar curioso por mais umas semanas...

Anónimo disse...

NATA>.por favor, nao passa um mes pra colocar o texto aqui!!

Quero saber o que escreveste e se ele respondeu.